Para quem é indicada a reconstrução da mama?

A reconstrução mamária é indicada para pacientes que por algum motivo apresentam uma deformidade na mama. Como: defeitos genéticos; mamas tuberosas; devido acidentes; sequelas de queimaduras e a mais comum em nosso meio, como o tratamento do câncer de mama.

Muito embora o tratamento tenha evoluído bastante, ainda são comuns as quadrantectomias (retirada de aproximadamente 25% da mama) e mesmo mastectomia (retirada total da mama), levando a uma mutilação que necessita reparação.

A reconstrução vai depender da cirurgia escolhida pelo oncologista ou mastologista, bem como do tratamento pós cirúrgico (quimioterapia e/ou radioterapia). As opções da reconstrução vão desde técnicas de oncoplastia com tecidos próprios da mama, expansores , próteses de silicone e até de retalhos à distância (grande dorsal e Tram) .

Uma avaliação com uma equipe multidisciplinar (oncologista e cirurgião plástico) definirão qual a opção mais adequada ao caso em particular.

FALE CONOSCO

DR. ALOÍSIO GARCIA

Graduou-se em Medicina pela UFG (Universidade Federal de Goiás), em 1985. Residência em Cirurgia Geral pelo HC/UFG e Cirurgia Plástica pelo Hospital Santa Catarina SP. Fellow em Reconstrução de Câncer na UAB. (Birmingham – AL) – Hospital Saint Joseph (ATL- GA).

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Apresentou inúmeras temas livres em jornadas e congressos nacionais sobre cirurgia estética e reparadora, notadamente sobre Reconstrução de mama pós cancer. Atualmente é médico assistente de serviços de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Vou poder usar biquíni novamente?

Certamente. As reconstruções hoje conduzem a resultados muito satisfatórios e em muitos deles um verdadeiro ganho estético para as mamas. Um profissional experiente e habilidoso saberá dimensionar o tamanho das mamas com o corpo e os desejos da paciente.

É necessário usar silicone em todas as reconstruções da mama?

Não necessariamente. Lesões pequenas (menores que 2 cm) muitas vezes não requerem retirada total da mama e com técnicas de mamoplastia podemos reconstruí-la deixando cicatrizes semelhantes às utilizadas na plástica da mama. Outra opção seria a utilização de tecidos do próprio corpo (como a barriga) para reconstrução da mama.

Posso fazer a reconstrução simultaneamente com o tratamento do câncer?

Sim, hoje praticamente realizamos a reconstrução imediata, ou seja, no mesmo tempo cirúrgico.

Quantos procedimentos cirúrgicos precisarei realizar?

Isto vai depender da cirurgia indicada pelo mastologista/oncologista. Quanto mais radical, mais complexa pode ser a reparação. Mas a grande maioria das reconstruções são realizados 2 procedimentos cirúrgicos.

A radioterapia atrapalha a reconstrução da mama?

A Utilização de implantes em pacientes que vão sofrer radioterapia deve ser bem avaliada e em casos onde existam outros fatores que possam comprometer a reconstrução, esta poderá ser realizada tardiamente. (seis meses após o término da radioterapia).

AGENDE SUA CONSULTA

    © DR. ALOISIO GARCIA
    Todos os direitos reservados – Produzido por Konexão Digital

    Open chat